EMPRESA UNIVERSAL

O projeto da empresa universal foi estudado no período entre 1998-1999 e se propõe a realizar um sistema de empresas capaz de hegemonizar os processos econômicos, para evitar as crises cíclicas, determinadas pelas insuficiências ou pelos excessos da produção em relação à demanda.

O projeto prevê a formação de um grupo de sociedades, constituído por holdings e sub-holdings nacionais e internacionais, que encabeçarão as empresas individuais, operantes em cada país, em todos os setores produtivos e sobretudo naqueles considerados estratégicos no futuro: agricultura, aparelhagem eletrônica para uso hospitalar, aviação civil, biotecnologia, ecologia, energia, informática, utensílios domésticos, novos materiais, robótica, telecomunicações, turismo.

A estrutura de sociedade e organização das empresas são do tipo elicoidal, em espiral, centrada em uma coordenação central que assegura o necessário controle e sinergia de grupo.

É prevista a constituição de um milhão de novas empresas sobre todo o planeta, com um custo total de cerca cinquenta bilhões de euros.

Os recursos financeiros provêm em parte dos estados e das instituições internacionais e em parte de privados, que colocam a disposição seu capital participando das sub-holdings operativas.

Na empresa universal são inicialmente empregados no total cerca de cinquenta milhões de trabalhadores, com o emprego indireto de pelo menos cem milhões de trabalhadores nas empresas correlacionadas. Nos três anos sucessivos após o início das atividades, após o consolidamento da iniciativa, prevê-se a duplicação do número de empregados e do valor da produção.

O consistente valor da produção e a capacidade produtiva poliédrica realizam uma sensível mudança da relação entre o conjunto de fatores de produção e os sistemas econômicos, consentindo a incidência sobre as relações e sobre os comportamentos de tais sistemas para excluir, isto é, produzindo aquilo que se consuma, as casualidades das quais provêm a origem das crises cíclicas.

Para realizar a empresa universal foi constituída a sociedade de base e foram iniciadas as relações institucionais com diversos países. Agora trata-se de concretizar os projetos realizando as unidades produtivas.